Prótese total sobre implante (chamada de Protocolo) pode ser feita na mandíbula ou na maxila, tendo em vista a substituição dentadura móvel por implantes fixados na arcada dentária que servirá como estrutura base para a instalação da dentadura fixa.
Trata-se de um procedimento cirúrgico e deve ser realizado por um cirurgião-dentista especialista nesta área para garantir eficiência e segurança no tratamento.
Para a realização deste procedimento é necessário realizar exames específicos para se certificar de que o paciente está apto a realizar tal protocolo. Leva-se em consideração diversos outros fatores além dos exames de sangue, radiografia e tomografia , como por exemplo a idade do paciente, Gênero (masculino ou feminino), quantidade e qualidade óssea, arco antagonista ( dentaduras, dentes naturais, próteses removíveis…), relação maxilo/mandibular, hábitos parafuncionais (distúrbios e manias), hábitos alimentares e de higiene.
É importante lembrar que a distribuição dos implantes é fundamental para garantir o encaixe ideal, por isso deve ser muito bem planejada e proporcionar não somente um belo sorriso, mas a certeza de uma boa mastigação e movimentação de lábios e músculos faciais. O paladar também é alterado de forma positiva, fazendo com que ele fique mais aguçado.
O material utilizado vai depender da sua necessidade, mas é normalmente feito em resina ou porcelana, tendo maior número de procura pelos de cerâmica (ou porcelana) por ter uma durabilidade e resistências superior aos de resina e possuir uma coloração semelhante ao da cor do dente natural.
Este tipo de implante deve ser indicado pelo especialista da área, pois somente ele poderá dizer se você está apto ou não a receber este tratamento.
Este procedimento pode vir a ser contraindicado para aqueles que possuem diabetes ou doenças sistêmicas tais como Osteoporose, neste caso, o especialista irá lhe indicar o melhor caminho a se seguir para atingir não somente suas necessidades, mas também atender às suas expectativas.
A durabilidade do tratamento irá varias de acordo com o planejamento montado especificamente para o seu caso, mas tende a variar de 4 a 8 meses, pois é necessário passar pelo processo de Osseointegração (cicatrização e adaptação do titânio e ossos mandibulares), para somente após a cicatrização seja feita a instalação definitiva da prótese sobre implante.
Após cirurgia, siga as instruções dadas pelo seu dentista e não a desejar na higiene bucal, desta forma você irá garantir o sucesso do tratamento e longevidade dos seu novo sorriso.