A saúde bucal é muito mais do que apenas a saúde da boca, dentes e gengivas. Como a boca é uma porta de entrada principal no corpo, problemas nessa região podem causar consequências negativas para todo o organismo.
Dentes que doem, gengivas que sangram e mau hálito são todos indicadores de má saúde bucal. Bactérias da boca podem entrar facilmente na corrente sanguínea e causar infecção e inflamação onde quer que se encontrem.
É importante praticar uma boa higiene oral e consultar regularmente seu dentista para evitar riscos graves para a saúde geral do corpo. Aqui listei alguns problemas de saúde comuns e graves causados por má saúde bucal.
1. Doença Cardiovascular
Negligenciar sua saúde oral te coloca em risco de doença cardíaca. Se as gengivas estão inflamadas devido à bactéria que causa a doença periodontal, essa mesma bactéria pode entrar na corrente sanguínea. E se instalar nas válvulas cardíacas ou na superfície do coração desenvolvendo a endocardite bacteriana, uma condição frequentemente fatal.
2. Infecções Respiratórias
Bactérias na boca de dentes infectados e gengivas inflamadas podem ser respiradas para os pulmões ou viajar para lá através da corrente sanguínea. Embora não existam dados conclusivos, muitos estudos acreditam que Uma vez lá, as bactérias podem levar a infecções respiratórias, como pneumonia.
3. Diabetes
Os diabéticos não só são mais suscetíveis à infecção, como infecção gengival que levam à doença periodontal, como também a doença periodontal pode dificultar o controle do diabetes. Os sintomas podem piorar à medida que os níveis de açúcar no sangue ficam descontrolados devido à doença da gengiva. É especialmente importante que os diabéticos cuidem bem da saúde bucal para evitar complicações com a doença. Como a doença da gengiva pode levar a níveis de açúcar no sangue mais altos do que o normal, uma pessoa com problemas de saúde bucal corre um risco maior de desenvolver diabetes.
4. Complicações na Gravidez
É importantíssimo que as gestantes pratiquem uma boa higiene bucal. Alterações hormonais no corpo durante a gravidez podem levar a mulher a desenvolver infecções bucais com muito mais facilidade.
Não que a alteração hormonal provoque o processo de infecção, mas muda a resposta do organismo quando há presença da placa bacteriana nos dentes, por exemplo gengivite. Qualquer infecção no corpo da mãe pode aumentar o risco de sofrer complicações na gravidez.
Problemas bucais, como periodontite e gengivite libera no organismo uma substância chamada citocina, que pode levar ao parto prematuro ou nascimento de bebês com baixo peso. A doença da gengiva coloca a mãe e o bebê em risco de apresentar sérios problemas de saúde.
5. Infertilidade
Existe uma ligação entre a má saúde bucal e os problemas de infertilidade nas mulheres. A doença da gengiva pode levar a vários problemas de saúde que podem tornar mais difícil para uma mulher conceber e manter uma gravidez saudável.
Na verdade, pode levar mais tempo para uma mulher com má saúde bucal engravidar do que para uma mulher com boa saúde bucal.
6. Câncer
Obviamente, práticas inadequadas de saúde bucal, como fumar ou usar produtos de tabaco, podem levar a cânceres bucais e na garganta, mas outros tipos de câncer também têm sido associados à doença das gengivas. O risco de câncer de pulmão, pâncreas e cabeça e pescoço é muito maior em pessoas com má saúde bucal.
7. Doença Renal
A doença renal crônica é um grave problema de saúde que afeta os rins, coração, ossos e pressão arterial. Infecções no organismo, como a doença periodontal, podem levar à doença renal. Pessoas com doenças da gengiva geralmente têm sistemas imunológicos mais fracos e são mais propensos a adquirir infecções.
Muitas pessoas que sofrem de problemas de saúde bucal também sofrem de doença renal. A doença renal pode ser fatal se levar a insuficiência renal ou doença cardiovascular.
8. Artrite Reumatóide
Segundo estudos realizados, as pessoas com doença gengival eram quatro vezes mais propensas a ter artrite reumatóide. Ambas as doenças têm inflamação em comum. As bactérias orais da gengivite podem aumentar a inflamação em todo o corpo. Isso faz com que o risco de desenvolver artrite reumatóide, uma doença inflamatória dolorosa e debilitante, seja muito maior.
9. Prevenção
A melhor maneira de prevenir sérios problemas de saúde causados pela má saúde oral é praticar uma boa higiene bucal e agendar visitas regulares com seu dentista de confiança.
Para Praticar uma Boa Higiene Bucal:
- Escove os dentes e gengivas durante dois minutos, pelo menos, duas vezes por dia;
- Passe fio dental nos dentes diariamente;
- Evite fumar ou mascar produtos de tabaco;
- Use pasta de dentes e produtos para bochechos que contenham flúor;
- Evite alimentos e bebidas açucarados;
- Coma uma dieta bem equilibrada para uma nutrição ideal.