Conheça Os Maiores Mitos Sobre Canal
Mito 1: O procedimento dói muito
Mito 2: O canal requer VÁRIAS consultas, demandando demasiado tempo e custo
- O tamanho da infecção, já que um dente infectado pode afetar mais de um dente.
- A dificuldade do canal
- Se será necessário o encaminhamento à um profissional especializado, chamado endodontista.
Mito 3: O tratamento causa complicações e doenças
O tratamento em si não causa complicações ou doenças. Muito pelo contrário: a falta de tratamento de canal de um dente infectado (com bactérias) pode causar complicações, tais como a endocardite bacteriana, quando este tipo de bactéria se instala no músculo do coração podendo levar a pessoa à morte.
Quando o dente não está infectado há a necessidade de tratamento de canal para que não ocorra outros problemas, como a formação de cistos.
Importante lembrar que pessoas com algum comprometimento de saúde geral deverá relatar isso para o dentista que realizará o tratamento, pois talvez seja necessário alguns cuidados prévios.
Mito 4: Não se pode fazer canal sem dor aparente
Nem sempre um dente que precisa de canal apresenta alguma dor, como vou mostrar mais abaixo. Dentes com nervos já mortos podem precisar de canal para evitar infecções.
Nesse caso, seu dentista irá examinar seus dentes durante o check-up (o check-up regular é muito importante para a sua saúde!) e realizar alguns testes como:
- Teste de temperatura
- Teste de percussão
- Máquina de vitalidade da polpa
Mito 5: O canal é um benefício apenas temporário
Um receio frequente entre os pacientes é que o canal não dura muito, ou que o dente fica mais frágil. Mas esse é mais um mito entre procedimentos onde a parte da restauração não foi devidamente realizada.
Veja, quando o canal é feito, a polpa é retirada do dente e o suprimento de sangue é eliminado do seu interior do dente e isso torna-o mais quebradiço e frágil.. E é aí que entra a necessidade de uma boa restauração, para garantir a rigidez necessária para o dente morder e moer alimentos normalmente. Uma boa prática é fazer uma restauração bem feita.
Alguns sinais que você pode precisar fazer um canal
Dor persistente: O incômodo que mais leva os pacientes a um possível tratamento de canal é a dor. E é uma dor bastante específica, como irei definir aqui para sanar algumas dúvidas. Se o nervo do dente ainda estiver vivo, a dor se manifesta como uma intensa sensibilidade a líquidos quentes ou frios, mesmo após a remoção deste estímulo. No entanto, a sensibilidade ao calor é um sintoma bastante específico da necessidade de um canal, então fique alerta caso experimente esse sintoma. A dor pode ocorrer sem estímulo nenhum ou mesmo se o paciente não estiver fazendo uso do dente.
Infecção: Caso ocorra um abscesso no dente, será necessário um canal. Um abscesso é uma infecção que ocorre quando a polpa do dente morre e se forma pus em torno da raiz do dente. O pus que se acumula procura um caminho de menor resistência para exteriorizar-se, que pode ser pelo próprio canal do dente quando este está aberto ou pela lateral da raiz do dente (ligamento periodontal) ou perfurar o osso e chegar até a gengiva e, em casos mais graves, pode até perfurar a pele (abscesso extra-oral), devendo o paciente procurar um atendimento imediatamente
. Nos casos de drenagem dentro da boca o abcesso apresenta um inchaço que lembra uma espinha no exterior das gengivas e o paciente pode perceber o pus drenando do abcesso ou sentir um gosto ruim na boca.
Cárie profunda: Se uma cárie se estender muito profundamente e atingir a polpa do dente, ela irá se infectar com bactérias. Quando esse contato ocorre, acontece inflamação, dor e o tecido pode morrer. Apesar de nem sempre apresentar dor, a única maneira do dentista retirar toda a cárie é fazendo um tratamento de canal e retirando o tecido nervoso afetado também;
Trauma : Se um dente recebe um golpe muito forte, como em quedas ou resultado de esportes de contato, a polpa pode ficar danificada na raiz e morrer. Isso pode acontecer tanto no momento da pancada ou depois de anos após o impacto.
Fratura: Um dente que sofreu uma quebra pode precisar de um canal dependendo da profundidade que isso ocorreu, uma vez que a fratura pode atingir a polpa dental. Se o dente estiver fraturado ao ponto de apenas a restauração não conservar sua estrutura, se torna necessário um canal para que um pino seja colocado no canal do dente e sobre ele uma coroa seja instalada para manter o dente no lugar e ele possa ser usado normalmente.
Então? Se sente mais tranquilo com as informações sobre o tratamento de canal? Comente o que achou deste artigo e como foram suas experiências ou medos caso você ainda não tenha feito esse tratamento.