As facetas são lâminas finas, geralmente feitas em porcelana na cor do dente e servem para cobrir dentes trincados, manchados, espaçados, levemente desalinhados ou corrigir a coloração do natural do dente garantindo assim a estética e harmonização do seu sorriso. Pode ser colocado em apenas um dente ou em alguns. Mas esses benefícios devem ser avaliados e recomendados pelo seu Cirurgião-Dentista.
Para cumprir este procedimento estético, é necessária a realização de um pequeno desgaste no dente escolhido para se certificar de que a faceta encaixe perfeitamente, sem que aparente estar saliente ou crie um degrau próximo à gengiva.
Portanto, esta técnica não é recomendada para qualquer pessoa, pois aqueles que sofrem de bruxismo, possuem restaurações extensas ou problemas de mordida podem não oferecer as condições necessárias para a realização do procedimento.
Como se trata de um tratamento estético importante, consulte um Cirurgião-Dentista Especialista para entender se é viável a utilização de faceta, qual é o mais indicado e como funcionam os detalhes de cada uma das opções oferecidas.
Vale descartar que nos primeiros dias após o procedimento seus dentes poderão ficar levemente mais sensíveis, mas não se preocupe, é temporário. Tome cuidado ao mastigar alimentos duros e limite a ingestão de bebidas e alimentos causadores de manchas a fim de garantir o sucesso do seu tratamento.
Além de uma boa escovação e utilização indispensável de fio dental, é importante manter consultas periódicas com seu dentista para avaliar a integridade das facetas e diminuir as chances de infiltrações, tártaro ou perda da faceta.