Índice
Hoje iremos falar sobre facetas e lentes dentárias, tirar todas as suas dúvidas e dar dicas de ouro para você que deseja fazer o procedimento. Então, fique até o final, pois o artigo está cheio de informações que irão te ajudar a decidir qual é o tratamento ideal para você.
Durante o artigo vou me referir às facetas e às lentes de uma forma única, porque vários aspectos são similares entre esses dois procedimentos, mas também vou falar sobre quais as diferenças entre elas. Vamos começar…
O Que São Facetas e Lentes?
As facetas ou as lentes de contato dentárias são peças de resina ou porcelana que são colocadas sobre os dentes pelo dentista para melhorar a aparência do sorriso, seja por causa da alteração de cor dos dentes ou pelo seu formato, tamanho e posição. As facetas em porcelana são denominadas pelos dentistas de laminados cerâmicos.
Apesar de não ser um procedimento complexo, as facetas devem ser colocadas por um profissional especializado nesse tipo de procedimento, e caso haja trincas ou quebras, o mais indicado é que a peça seja substituída – dependendo do tamanho da fratura o reparo não é possível.
O procedimento sendo bem feito por um profissional de confiança não altera em nada sua vida e alimentação, além de poder ficar perfeito na boca durante 10 a 15 anos em média, mas sempre, com alguns cuidados que falarei durante o artigo.
O preço pode variar de acordo com o tipo de material usado, que pode ser de resina ou porcelana, o ideal é falar com o seu dentista. Vocês sempre podem entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Mas outro fator que pode alterar o preço é quantos dentes deverão receber a peça, que pode variar de acordo com a necessidade do seu sorriso.
Mas Afinal, Qual a Diferença Entre as Facetas e as Lentes?
A principal diferença entre elas é sua espessura, o que varia de acordo com a sua necessidade. As facetas têm uma espessura maior e são aplicadas nas faces da frente dos dentes, ou seja, onde o dente é mais visto quando você abre a boca ou sorri. Como a espessura é maior, ela garante uma mudança da cor de dentes amarelados ou manchados, e permite pequenas correções dentárias.
Já as lentes, funcionam como lentes de contato mesmo, sendo ultra finas, com espessura de 0.3 a 0.5 milímetros e permitem uma mudança de cor, textura e pequenas correções, como um discreto clareamento permanente. Geralmente, a lente é mais indicada para correções menores e mais discretas, por ser tão fininha que chega a ser transparente, e a faceta para correções e descolorações um pouco maiores, mas você sempre deve consultar o seu dentista para saber qual dos procedimentos mais se alinha aos seus desejos.
Uma coisa ótima que você pode discutir com seu dentista, são os tipos de correções que essas peças te permitem, como disfarçar dentes naturalmente separados, harmonizar o tamanho dos dentes e o formato, você pode sim ter o sorriso que sempre sonhou sem procedimentos dolorosos e manutenções recorrentes.
“Já Ouvi Falar de Facetas de Resina e de Porcelana, Qual a Diferença?”
Bem, podemos começar esclarecendo sobre a forma como são confeccionados esses dois tipos de faceta:
A faceta em resina pode ser feita de duas formas: diretamente na boca sobre o dente ou indiretamente, quando fazemos um molde e ela é confeccionada no laboratório.
Quando confeccionada diretamente no dente não exige molde e requer menor número de consultas, porém o TEMPO de consulta é maior, porque o dentista construirá a peça diretamente sobre o dente. E, pelas características da resina, sua durabilidade quanto ao desgaste é menor em relação à porcelana, além de poder ter alterações de cor durante os anos, mas é uma opção mais em conta para a qualidade do seu sorriso.
Já a faceta em porcelana só pode ser confeccionada de forma indireta. Apesar do procedimento de preparo do dente ser semelhante para ambos os materiais, o preço e a durabilidade podem variar bastante.
Uma questão a ser considerada é que pelo fato de a porcelana ser confeccionada fora da boca ela é cimentada, isto é, colada ao dente, e o grau de fixação é, atualmente, muito alto, graças aos modernos cimentos utilizados para sua cimentação. Tudo isso torna a porcelana um investimento a longo prazo no seu sorriso, e claro, por ser mais moderna, necessita de um investimento maior.
Como é fácil notar, a porcelana é um material mais duro que a resina, o que faz a sua durabilidade ser maior em termos de desgaste. Outro diferencial da porcelana é a estabilidade de cor: na porcelana a cor permanece inalterada por muito mais tempo, sem escurecer, enquanto que a resina sofre escurecimento ao longo do tempo.
Qualquer Um Pode Obter Benefício Pelo Procedimento?
Apesar de apresentar risco mínimo, é importante saber se as facetas são um bom investimento para o seu caso e algumas das contra indicações são:
Bruxismo e apertamento dentário: O constante ranger dos dentes (bruxismo) ou apertamento irá desgastá-las, quebrá-las ou trincá-las.
Quando os dentes estão amolecidos e podem cair: a faceta é fixada ao dente, logo, se ele estiver com mobilidade a confecção das peças torna-se inviável.
Quando os dentes são sobrepostos: neste caso é necessário alinhar os dentes antes com aparelho ortodôntico.
Quando a pessoa não tem uma boa higiene bucal e alto risco de cáries.
Quando há o hábito de roer unhas, lápis, dentre outras coisas: como no caso do bruxismo, esse hábito irá desgastar ou provocar trincas nas peças.
É importante lembrar que as facetas corrigem PEQUENAS imperfeições, e não são substitutos para um tratamento completo de más formações com aparelhos ortodônticos.
Dicas de Ouro para Garantir o Seu Investimento no Sorriso
Antes de qualquer dica, a mais importante e que não deve ser negligenciada, é fazer uma visita periódica de 6 em 6 meses ao seu dentista para observar seus dentes e suas aplicações, para garantir que tudo está bem e evitar problemas ou maus cuidados.
Evitar alimentos que possam escurecer ou manchar seus dentes, como café, chás escuros ou açaí, uma boa dica é tomar um gole de água depois de comer esses alimentos para diminuir a concentração deles na boca e evitar manchas das colorações fortes.
Ter cuidado com alimentos cítricos e escovas de dentes muito duras, pois podem desgastar as peças em resina. As peças em porcelanas não são afetadas pelo atrito da escovação.
Você não precisa cobrir todos os dentes para garantir bons resultados, nem mesmo os seis dentes superiores da frente, até menos dentes já garantem uma mudança. O ideal é pedir uma simulação ao seu dentista, existem formas de testar como as facetas funcionam para você. Este procedimento chama-se mock-up.
CUIDADO ao escolher a cor, apesar de clareamentos estarem em alta, e nós sempre queremos um sorriso mais branco, escolher a cor errada das peças pode ser um desperdício e gerar um sorriso muito falsificado. O ideal é ver com seu dentista uma cor que valorize seu sorriso, mas não seja branco o suficiente para parecerem dentes de mentira.
Isso é tudo, já leram sobre as lentes de contato dentárias antes? Colocariam? Gostaram das dicas? Comentem aqui o que vocês acharam e comentem suas experiências se vocês já fizeram uso das lentes.
Quando os dentes estão amolecidos e podem cair: a faceta é fixada ao dente, logo, se ele estiver com mobilidade a confecção das peças torna-se inviável.