Quem deseja corrigir os dentes, seja pela estética ou saúde, pode achar que o aparelho fixo é o único método de tratamento ortodôntico. Mas isso não é verdade. Com o avanço da tecnologia, diversos métodos tão eficientes, ou até mais, surgiram no mercado.
Abaixo, listamos os cinco mais comuns, de aparelhos metálicos aos alinhadores Invisalign, para você entender melhor esse universo.
Entretanto, é importante deixar claro: nem todos os aparelhos servem para tratar todos os tipos de problema ortodôntico. Ou seja, a pessoa indicada para dizer qual é o melhor tratamento para você é somente o dentista que conhece sua saúde.
Conheça os Métodos:
• Alinhadores invisíveis Invisalign
A opção mais tecnológica de tratamento ortodôntico são os alinhadores invisíveis da Invisalign. São completamente invisíveis, mas seu grande diferencial está no tamanho e formato.
Eles são móveis e feitos sob medida, utilizando softwares 3D e tecnologia de ponta. Por isso, são muito pequenos e se encaixam perfeitamente na boca do paciente, sendo extremamente discretos. O conforto também é um diferencial importante, pois a ausência de bráquetes evita que o aparelho machuque a boca do paciente.
Por ser móvel, sua higienização é ainda mais fácil. Afinal, é só retirá-lo quando for comer, escovar os dentes e passar fio dental. Só é preciso colaboração do paciente para utilizá-lo sempre que possível e não perdê-lo.
O tratamento do alinhador Invisalign é igual aos outros modelos, a diferença é que a peça inteira é substituída por outra que vai dar sequência ao alinhamento dos dentes.
• Aparelho Fixo Metálico
Este é o modelo mais tradicional de tratamento ortodôntico. Aquele clássico aparelho, muito usado por adolescentes mas também comum em adultos, é um método tradicional e eficiente de correção ortodôntica.
Isso porque esse tipo de aparelho possui bráquetes individuais para cada dente, e isso permite que os ajustes sejam muito mais direcionados. Com o auxílio do fio metálico, os dentes são puxados e movidos gradualmente para a posição correta.
Por ser fixado nos dentes, o tratamento ocorre em 100% do tempo, o que evita que o
paciente esqueça de colocá-lo ou perca o aparelho, mantendo o tratamento estável.
Entretanto, a complexidade do sistema dificulta a higiene bucal, e se o paciente não tomar cuidados extras durante o tratamento, poderá desenvolver alguns problemas.
Esteticamente, também não é muito agradável devido ao seu volume na boca e coloração metálica, atraindo bastante atenção.
• Aparelho Fixo Estético
Similar ao modelo fixo, esse tipo de tratamento ortodôntico possui a vantagem de ser mais discreto, pois usam materiais brancos ou transparentes que escondem o aparelho na boca do paciente.
Os primeiros modelos exigiam cuidados com alimentos, tanto por sua fragilidade como a chance de manchar com corantes. Os modelos mais novos, entretanto, são feitos de safira ou porcelana. Além de muito mais transparentes, não desgastam, são tão resistentes quanto os metálicos e ainda mais discretos.
Ficou muito popular em adultos que decidiam fazer tratamentos ortodônticos, mas hoje está mais popular entre todas as faixas etárias.
• Aparelhos Ortodônticos Autoligáveis
Este modelo também é muito parecido com os anteriores, principalmente por ser fixo e existirem alternativas fixas e metálicas. A diferença aqui está no mecanismo que o aparelho utiliza. O autoligável não possui borrachinhas, ou seja, aqueles elásticos coloridos que prendem o fio metálico ao aparelho.
Os aparelhos autoligáveis reduzem o atrito entre o fio e os bráquetes. Dessa forma, é
preciso aplicar menos força para mover os dentes e, consequentemente, o desconforto do paciente é menor. No geral, o tempo de tratamento também é menor.
Existem dois tipos de aparelhos autoligáveis, com diferenças no mecanismo que prende o fio aos bráquetes. São conhecidos como ativos e passivos, mas esse é um detalhe técnico que não influencia na aparência ou no tratamento.
Entre seus benefícios, estão um tratamento mais eficiente, em menos tempo, e um modelo mais discreto do que o tradicional, porque a ausência de elásticos diminui o volume do aparelho na boca. Também é um pouco mais fácil de higienizar.
• Aparelho Ortodôntico Lingual
Essa também é uma alternativa estética, porém menos comum. Afinal, neste tipo de
tratamento, o aparelho fica do lado interno dos dentes. O método é igual aos aparelhos tradicionais, onde o fio metálico aplica pressão contínua nos dentes para realizar o alinhamento aos poucos. Por serem mais customizáveis e ficarem na parte interna, o mesmo pode exigir um investimento maior comparado com as outras opções.
Converse Com Seu Dentista
Como falamos no início do texto, apenas o dentista é capaz de dizer qual o melhor
tratamento para você. Entretanto, vale a pena procurar um profissional especializado nos alinhadores Invisalign, pois essa é a opção mais confortável e estética de tratamentos ortodônticos, sem abrir mão da eficiência.
Caso queira conhecer mais o trabalho da Idée Odontologia, basta acessar nossa home