Conheça os Métodos:
• Aparelho Fixo Metálico
• Aparelho Fixo Estético
Similar ao modelo fixo, esse tipo de tratamento ortodôntico possui a vantagem de ser mais discreto, pois usam materiais brancos ou transparentes que escondem o aparelho na boca do paciente.
Os primeiros modelos exigiam cuidados com alimentos, tanto por sua fragilidade como a chance de manchar com corantes. Os modelos mais novos, entretanto, são feitos de safira ou porcelana. Além de muito mais transparentes, não desgastam, são tão resistentes quanto os metálicos e ainda mais discretos.
Ficou muito popular em adultos que decidiam fazer tratamentos ortodônticos, mas hoje está mais popular entre todas as faixas etárias.
• Aparelhos Ortodônticos Autoligáveis
Este modelo também é muito parecido com os anteriores, principalmente por ser fixo e existirem alternativas fixas e metálicas. A diferença aqui está no mecanismo que o aparelho utiliza. O autoligável não possui borrachinhas, ou seja, aqueles elásticos coloridos que prendem o fio metálico ao aparelho.
Os aparelhos autoligáveis reduzem o atrito entre o fio e os bráquetes. Dessa forma, é
preciso aplicar menos força para mover os dentes e, consequentemente, o desconforto do paciente é menor. No geral, o tempo de tratamento também é menor.
Existem dois tipos de aparelhos autoligáveis, com diferenças no mecanismo que prende o fio aos bráquetes. São conhecidos como ativos e passivos, mas esse é um detalhe técnico que não influencia na aparência ou no tratamento.
Entre seus benefícios, estão um tratamento mais eficiente, em menos tempo, e um modelo mais discreto do que o tradicional, porque a ausência de elásticos diminui o volume do aparelho na boca. Também é um pouco mais fácil de higienizar.
• Aparelho Ortodôntico Lingual
Essa também é uma alternativa estética, porém menos comum. Afinal, neste tipo de
tratamento, o aparelho fica do lado interno dos dentes. O método é igual aos aparelhos tradicionais, onde o fio metálico aplica pressão contínua nos dentes para realizar o alinhamento aos poucos. Por serem mais customizáveis e ficarem na parte interna, o mesmo pode exigir um investimento maior comparado com as outras opções.