Pode ser feito em casa, onde o paciente é responsável pela aplicação do gel que será fornecida pelo dentista. Costuma durar em média 14 dias e é menos agressivo do que via laser, onde o dentista irá aplicar um reagente químico oxidante potente seguido da aplicação de uma fonte de energia ativadora, que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser, resultando no branqueamento dos dentes.
Para evitar queimaduras nas gengivas, lábios e bochechas é utilizado um protetor interno.
Para garantir seus dentes brancos por mais tempo é preciso prestar atenção aos cuidados necessários evitando tabaco, batons de cores fortes, bebidas e alimentos ácidos ou com corantes, além disso, não se deve escovar os dentes após consumo de alimentos ácidos, deve-se esperar em média de 20 a 30 minutos, pois é o tempo suficiente para neutralizar o PH bucal, evitando assim, erosão dentária.
Irritações na gengiva podem ser causadas devido à má adaptação das moldeiras ou utilização excessivo do gel (no caso de clareamento caseiro), já a sensibilidade pode ocorrer devido a utilização do produto químico e deve ter sua causa analisada pelo dentista especialista.
Antes do processo de clareamento ser iniciado, deve ser realizado uma avaliação pelo seu dentista especialista para se certificar de não há nenhuma contraindicação, como por exemplo, raízes expostas, caries, restaurações defeituosas ou problemas na gengiva, alergia aos componentes existentes no gel clareador, menores de 18 anos, mulheres grávidas, pacientes com sensibilidade ou que passaram por quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo.