Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

O canal é um medo comum entre os pacientes odontológicos, gerado por conta dos mitos criados ao longo dos anos por leigos no assunto. Conheça os mitos:
O canal é um medo comum entre os pacientes odontológico, mas será que esse medo tem algum fundamento? 
 
Uma pesquisa feita entre pacientes revela que a maior parte do temor é baseado em experiência de outras pessoas e algumas informações incompletas. 
 
No artigo de hoje vou esclarecer alguns mitos sobre o canal e ao fim dar algumas informações sobre como saber se você precisa de um canal ou não. Não é coisa de outro mundo, e vou mostrar hoje.
 

Conheça Os Maiores Mitos  Sobre Canal

 
 

Mito 1: O procedimento dói muito

 
Raramente uma pessoa que precisa de um tratamento de canal irá marcar uma consulta sem alguma dor já presente, a não ser que o nervo tenha sofrido uma morte lenta, que nem sempre causa dor.  Então ele serve principalmente para curar essa dor que pode ser causada por infecção da polpa (onde está o nervo), dentes quebrados ou algum nervo morto no dente.
 
Agora sobre o tratamento em si: a maioria das pessoas que faz o tratamento de canal não observa dor durante a consulta, por ser um procedimento realizado com anestesia e, além disso, há o alívio após o procedimento. A dor pode ser causada por tratamentos precoces, mas a maioria   sente dor por medo, ansiedade antes da consulta, e o fato de o dente já estar apresentando dor antes mesmo da sua entrada no consultório.
 
 

Mito 2: O canal requer VÁRIAS consultas, demandando demasiado tempo e custo

 
 
O seu canal pode ser feito finalizado em uma ou duas consultas. Alguns fatores que podem complicar ou ampliar o tratamento como um todo podem ser:
 
  • O tamanho da infecção, já que um dente infectado pode afetar mais de um dente.
  •  
  • A dificuldade do canal
  •  
  • Se será necessário o encaminhamento à um profissional especializado, chamado endodontista.
 
Mas o canal não consiste só na “limpeza” da infecção. Após o procedimento é necessário realizar o vedamento do canal , completando o espaço vazio de uma polpa retirada, para depois restaurar o dente devolvendo a ele condições para função de mastigação. Este processo restaurador  não deve ser considerado como parte do canal, e sim como tratamento restaurador.
 
 

Mito 3: O tratamento causa complicações e doenças

 

O tratamento em si não causa complicações ou doenças. Muito pelo contrário: a falta de tratamento de canal de um dente infectado (com bactérias) pode causar complicações, tais como a endocardite bacteriana, quando este tipo de bactéria se instala no músculo do coração podendo levar a pessoa à morte. 

 

Quando o dente não está infectado há a necessidade de tratamento de canal para que não ocorra outros problemas, como a formação de cistos.

 

Importante lembrar que pessoas com algum comprometimento de saúde geral deverá relatar isso para o dentista que realizará o tratamento, pois talvez seja necessário alguns cuidados prévios.

 

 

Mito 4: Não se pode fazer canal sem dor aparente

 

Nem sempre um dente que precisa de canal apresenta alguma dor, como vou mostrar mais abaixo. Dentes com nervos já mortos podem precisar de canal para evitar infecções. 

Nesse caso, seu dentista irá examinar seus dentes durante o check-up (o check-up regular é muito importante para a sua saúde!) e realizar alguns testes como:

 

  • Teste de temperatura
  •  
  • Teste de percussão
  •  
  • Máquina de vitalidade da polpa
 

 

Mito 5: O canal é um benefício apenas temporário

 

Um receio frequente entre os pacientes é que o canal não dura muito, ou que o dente fica mais frágil. Mas esse é mais um mito entre procedimentos onde a parte da restauração não foi devidamente realizada. 

 

Veja, quando o canal é feito, a polpa  é retirada do dente e o suprimento de sangue é eliminado do seu interior do dente e isso torna-o mais quebradiço e frágil.. E é aí que entra a necessidade de uma boa restauração, para garantir a rigidez necessária para o dente morder e moer alimentos normalmente. Uma boa prática é fazer uma restauração bem feita.

 

 

Alguns sinais que você pode precisar fazer um canal

 

Dor persistente: O incômodo que mais leva os pacientes a um possível tratamento de canal é a dor. E é uma dor bastante específica, como irei definir aqui para sanar algumas dúvidas. Se o nervo do dente ainda estiver vivo, a dor se manifesta como uma intensa sensibilidade a líquidos quentes ou frios, mesmo após a remoção deste estímulo. No entanto, a sensibilidade ao calor é um sintoma bastante específico da necessidade de um canal, então fique alerta caso experimente esse sintoma. A dor pode ocorrer sem estímulo nenhum ou mesmo se o paciente não estiver fazendo uso do dente.

 

Infecção: Caso ocorra um abscesso no dente, será necessário um canal. Um abscesso é uma infecção que ocorre quando a polpa do dente morre e se forma pus em torno da raiz do dente. O pus que se acumula procura um caminho de menor resistência para exteriorizar-se, que pode ser pelo próprio canal do dente quando este está aberto ou pela lateral da raiz do dente (ligamento periodontal) ou perfurar o osso e chegar até a gengiva e, em casos mais graves, pode até perfurar a pele (abscesso extra-oral), devendo o paciente procurar um atendimento imediatamente

. Nos casos de drenagem dentro da boca o abcesso apresenta um inchaço que lembra uma espinha no exterior das gengivas e o paciente pode perceber o pus drenando do abcesso ou sentir um gosto ruim na boca.

 

 

 

Cárie profunda: Se  uma cárie se estender muito profundamente e atingir a polpa  do dente, ela irá se infectar com bactérias. Quando esse contato ocorre, acontece inflamação, dor e o tecido pode morrer. Apesar de nem sempre apresentar dor, a única maneira do dentista retirar toda a cárie é fazendo um tratamento de canal e retirando o tecido nervoso afetado também;

 

Trauma : Se um dente recebe um golpe muito forte, como em quedas ou resultado de esportes de contato, a polpa  pode ficar danificada na raiz e morrer. Isso pode acontecer tanto no momento da pancada ou depois de anos após o impacto.

 

Fratura: Um dente que sofreu uma quebra pode precisar de um canal dependendo da profundidade que isso ocorreu, uma vez que a fratura pode atingir a polpa dental. Se o dente estiver fraturado ao ponto de apenas a restauração não conservar sua estrutura, se torna necessário um canal para que um pino seja colocado no canal do dente  e sobre ele uma coroa seja instalada para manter o dente no lugar e ele possa ser usado normalmente.

 

Então? Se sente mais tranquilo com as informações sobre o tratamento de canal? Comente o que achou deste artigo e como foram suas experiências ou medos caso você ainda não tenha feito esse tratamento. 

 
Caso queira conhecer mais o trabalho da Idée Odontologia, basta acessar nossa home

 

Fontes de Pesquisa Utilizadas Nesta Publicação:

 

Agende Sua Avaliação!

Estamos á sua disposição para sanar suas dúvidas e marcar uma avaliação com o especialista, se assim desejar.

Contatos

Disponível das 08:30 – 18:30

R. Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana | Sala 214 | Torre Xangai 🎍

contato@ideeodontologia.com.br

Gláucia Dell Monica - Doctoralia.com.br
Sedação Endovenosa Consciente: Transformando o Medo do Dentista em Experiência Tranquila

Sedação Endovenosa Consciente: Transformando o Medo do Dentista em Experiência Tranquila

Se você busca mais conforto e tranquilidade nos tratamentos odontológicos, a sedação endovenosa consciente pode ser a solução ideal. Imagine relaxar durante o procedimento, com total segurança e sem desconforto.
Saiba Tudo Sobre Harmonização Orofacial

Saiba Tudo Sobre Harmonização Orofacial

Você que sonha em fazer um tratamento estético facial que além de proporcionar um rejuvenescimento mais natural e harmônico, foque em sua saúde. Parabéns temos o prazer em lhe apresentar…
3 Dicas Bem Práticas Para Garantir a Saúde Bucal Infantil

3 Dicas Bem Práticas Para Garantir a Saúde Bucal Infantil

Pai e Mãe, sei que ultimamente está tudo muito corrido e o tempo para cuidar de todas as necessidades que nossas preciosas crianças precisam no dia a dia é curto.…
O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

Esse é o caminho mais seguro para um sorriso bonito e saudável! Seja bem atendido, evite transtornos, ou desconfortos na hora que precisar de um tratamento.
Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

São muitas as dúvidas de quem procura fazer o tratamento de facetas ou lentes dentárias. Pensando nisso, separamos este artigo para te ajudar a decidir qual o tratamento ideal para…
Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

O canal é um medo comum entre os pacientes odontológicos, gerado por conta dos mitos criados ao longo dos anos por leigos no assunto. Conheça os mitos:
Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Pontos a se Considerar

Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Pontos a se Considerar

Procurando saber mais sobre procedimentos estéticos? Confira a lista que preparamos abrangendo dos minimamente invasivos até os perigosos a se considerar.
Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

Você acredita que é possível adquirir diabetes e muitas doenças graves dependendo de como você cuida da sua saúde bucal?
Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

O carnaval vem ai e com ele também vem essas dicas valiosas e fáceis para garantir que o seu verão deixe marcas de apenas bons momentos!
Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Procurando saber qual tratamento escolher? Confira todas as informações necessárias para tomar essa decisão com tranquilidade!
Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Procurando saber como alinhar seus dentes? Confira as 5 maneiras mais eficientes e seguras para tratar o desalinhamento de uma vez!
6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

Entenda as vantagens de usar alinhadores transparentes e porque são a melhor opção para quem deseja ter um sorriso perfeito com conforto, e beleza!